Ver um Único Post
Antigo 16-05-2007, 19:52
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder

Padrão Esta Foi A Mensagem Que Eu Pus Dia 9/5

Como podem ver ... eu já tinha falado das nevadas nas luas cheia e nova, foi o que aconteceu, dia 15 prá 16;5 a lua mudou prá nova ... coincidência ? ou ciência ?

Citação:
Postado Originalmente por edu.link Ver Post
Prezados Amigos ...

... saiu no ultimo dia 8/5 o esperado boletim da Direccion Meteorologica de Chile .... e as tendencias se confirmam ....

... o La Nina e praticamente certo ... e suas consequencias tambem ...

... o que pode se esperar nessa temporada ....

... as temperaturas serao mais frias que o normal .... e as precipitacoes abaixo do normal ... ou seja ... menos neve ...

... na pratica, o que devera acontecer serao grandes periodos, de uma a duas semanas, com frio, tempo claro e limpo e sem neve .... de forma intercalada, com maior probabilidade de ocorrer nas luas cheia e nova, poderao haver nevascas grandes ....

... por um lado, o tempo mais frio favorecera a duracao da qualidade da neve ... mas como o tempo estara limpo, a radiacao solar tambem contribuira para deterioracao mais rapido ....

... quanto mais ao norte, mais seco sera, ou seja, menos neve ....

... o La Nina afeta menos o sul ... e por um lado ate de forma positiva ... resorts como Chillan, que tem baixa altitude, e em temporadas normais sofre com a chuva e o calor, nao sera tao afetado ... por outro lado, resta saber se havera neve caindo o suficiente ...

... de qualquer forma, como a tendencia e de formacao de centros de alta pressao no Chile central, que bloquearao as frentes frias, algumas podem ficar oclusas no sul causando grandes nevascas por la ....

... na minha opiniao, os resorts do sul sao melhor opcao pra esta temporada ... que mesmo assim nao devera ser boa em nenhum lugar ...

... o comeco de temporada deve ser fraco, e me arrisco a dizer que provavelmente varios resorts deverao ser obrigados a adiar a abertura da temporada ...

... o final da estacao e uma loteria ... embora a tendencia seja de manter o mesmo comportamento ... mas o calor da primavera pode melhorar a evaporacao e trazer mais neve no final da temporada ... mas isto ainda e longe ...

.... com todo o estudo que fiz, todo o conhecimento que tenho e a experiencia adquirida nesses anos ... sabem o que vou fazer ... esperar ...
... como so vou viajar em agosto ... quero fazer a melhor opcao ... mas pra quem tem que definir ja ... se eu tivesse que tomar essa decisao, a pontava a bussola pro sul e pensaria em chillan, pucon, ushuaia ou outros ....

... abco a todos ...

Edu
Responder com Citação