Citação:
Postado Originalmente por tyola
o que eu acho de Chapelco , é a falta de informaçao , o site da estaçao nao faz reporter diario de neve , é 1 falta de consideraçao , sem web cam , é bem meia boca , tanto em pista como em atendimento , ano passado os mapuches cortaram o cabo de luz e a estaçao ficou uns 3 dias sem funcionar, agora que ta sem neve se nao for o forum com a galera que ta lá a gente nao ia saber nada, to fora! 
|
Tyola,
Sou fã de Chapelco e este ano, se tudo correr bem, vou pela quarta vez seguida.
Esclareço que não tenho nehum interesse comercial.
O que posso te dizer é que 2008 é o pior ano em quantidade de neve dos últimos 5 anos.
Mas a cidade tem excelente infraestrutura de lojas e restaurantes, principalmente para contentar as mulheres que não são fanáticas por neve e não aceitam ficar em lugares muito altos...
Uma página com informação honesta é:
http://www.chapelco.com.ar/Articles/...x?articleId=42
Lá eles dizem que não tem neve na base, apesar de termos relatos de gente que desceu esquiando, mas foi por sua própria conta e risco. Ou seja, eles não criam falsas expectativas.
Outra página também informa as pistas e meios de elevação abertos:
http://200.80.209.130/redirect/cerro...p?idSeccion=18
Quanto aos Mapuches, pelo que eu sei eles são os donos do cerro e quando ficam em pé de guerra derrubam árvores e bloqueiam as estradas.
Mas a atual concessionária tem feitos investimentos, como a Silla Cuádruple Desembragable (Rancho Grande), que foi inaugurada em 2007 mas este ano ainda não funcionou por falta de neve. Inclusive os canhões de neve artificial, que foram um grande investimento e tiveram que ser negociados com os Mapuches (que temiam danos ao meio ambiente) não podem funcionar porque dependem de condições adequadas de temperatura, umidade e pressão (que influem no famoso
freezing level).
Sempre fui muito bem atendido em Chapelco e inclusive ouvi relatos de pessoas que estavam lá no ano passado quando faltou energia e foram ressarcidos.
Resumindo, acho que o maior problema este ano nas estações de esqui da Patagônia Argentina (incluindo Bariloche e Cerro Bayo) são as condições climáticas, então não tem com quem reclamar, é como ir pro nordeste do Brasil e passar uma semana com chuva e reclamar com a operadora turística...
Acho que nós, fãs da neve, nascemos no continente errado...