Ver um Único Post
Antigo 06-10-2008, 15:27
Mari Vivacqua Mari Vivacqua está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Mônica Ver Post
Oi Mariana,

O que são exercícios de propriocepção???
Tenho lesão no ligamento também (cruzado posterior) e uso joelheira para esquiar. Faço um pouco de musculação e nado, mas é sempre bom saber se existe algo mais a fazer que ajude a aproveitar melhor a montanha, com menos risco de lesões ....
OI, mônica!

São basicamente exercícios de equilíbrio, feitos em tapete que têm densidade suficiente para desequilibrar (balance pads) ou em meia-bola (BOSU). Os exercícios são variados e prescritos de acordo com uma progressão pedagógica. A vantagem é que você teria 'respostas mais rápidas' às situações de desequilíbrio, que ajuda muito no dia-a-dia e também esquiando... Eu não consigo fazer snowboarding sem joelheira, porque no meu caso -cruzado anterior- tenho que evitar que a tíbia anteriorize. Mas corro, pulo (!) e faço diversas coisas sem joelheira, mesmo sabendo que a operação diminui a chance de um maior desgaste, de uma artrose precoce.
Vários atletas utilizam dos exercícios de propriocepção, seja de base ou profissionais. É o boom da preparação física atualmente.
Responder com Citação