Acho que vocês tentam minimizar a situação...
Sou estudante de medicina do 5o ano e trabalho no setor de infectologia do Hospital do Trabalhador em Curitiba, o principal hospital de referência para a nova gripe em Curitiba.
Apesar do nome correto ser gripe A H1N1 vou chamar de gripe suina mesmo..
Ninguem aqui vai morrer se pegar gripe suina, nao precisam se preocupar. A nao ser que vcs tenham algum serio problema de saude, nao terao nenhum tipo de complicacao grave.
MAS o problema não é esse!!! Quando eu e outros aqui falamos em medidas de precaução de contato, o objetivo secundário é vocês não ficarem doentes, mas o primário é vocês não trazerem o vírus devolta!
Pra começar, o período de infectividade do influenza começa +-1 dias ANTES de vc apresentar sintomas, portanto você pode estar feliz e contente e já estar disseminando. Ele continua até no max 10 dias após apresentar sintomas.
Ok, mas o que isso tem a ver comigo já que eu não corro grandes riscos???
É uma questão social. Eu ou você podemos apresentar poucos sintomas ou ficarmos bem doentes e nada mais que isso. Mas a gente convive com diversas pessoas e transmitiremos a elas. Essas pessoas por sua vez podem transmitir para novas pessoas.. Se todos fossem saudáveis como nós, isso não teria muito problemas, mas nem todos são. Muitos tem filhos pequenos em casa, recém-nascidos, outros tem avós ou convivem com idosos, outros, como eu, trabalham num hospital só de câncer(Ou seja, se aparecer gripe suína num hospital oncológico ou num asilo ou numa maternidade, esse tipo de pessoa morre sim em decorrência do vírus). Ok, mas e qual a diferença disso para a influenza normal que circula desde sempre? A diferença está em que AS influezas normais são previstas com antecedência e são feitas campanhas de vacinação para idosos e pessoas de risco. Essa vacina, ao que os estudos epidemiológicos mostram, não confere imunidade nem parcial ao novo vírus. Portanto, as pessoas já doentes não tem nenhuma proteção.
Só para que vcs saibam, nos EUA a estimativa é de que para cada 1 caso confirmado existam pelo menos 10 casos não diagnosticados. Isso lá, que tem testes rápidos para confirmação, feitos na hora.
E quanto a dizerem que é muito dificil contrair a nova gripe, eu creio que vcs estão enganados. A disseminação pessoa-pessoa e pessoa-objeto-pessoa já está fora de controle no Chile e Argentina (e logo logo estará assim no BR também). Pra vocês terem uma idéia, os casos que temos confirmados em Curitiba no momento são todos de pessoas que passaram poucos dias na argentina.
Eu posso apostar que pelo menos alguém desse fórum que viaje nessa temporada voltará com sintomas de gripe suína.
Viajem, se divirtam mas tomem as precauções já citadas.. Não custa mais que R$3,00 uma máscara e usá-la em locais de grande aglomeração de pessoas, como aeroportos, estações de trem e onibus, etc etc... Sem falar que um gripe pode arruinar seus dias de surf...
|