Pessoal,
Ainda estou realmente confusa e indecisa sobre a minha viagem à Las Lenas. Vou aguardar mais um pouco para verificar como ficará a situação após esse adiantamento das férias escolares. Para mim as discussões aqui no fórum estão sendo bastante úteis. Ainda não tomei nenhuma decisão, mas com certeza estou aproveitando muitas idéias.
Tenho algumas colocações a fazer:
Não sei se as divulgações sobre a Argentina, na mídia brasileira, estão sendo exageradas ou servindo de artifício para esconder problemas e escândalos nacionais. O que sei é que tenho medido a gravidade da situações pelo site da OMS e por sites da própria Argentina, e, pelo que parece, a disseminação da gripe lá está fora de controle e carece da implementação de medidas sanitárias com urgência.
Quanto ao acerbado alvo da mídia sobre à Argentina e não sobre os EUA (onde ha o maior número de infectados), acredito que esteja motivado pelo fato de sermos vizinhos daquele país e termos um trânsito muito mais intenso junto a ele do que aos EUA.
O não uso de máscaras, que foi reportado aqui no Fórum por colegas que viajaram recentemente ao Chile e Argentina, na minha opinião, não pode ser simplesmente medido por nós como tranqüilidade, mas sim, de certa forma, trazer preocupação, pois sabemos que é mais uma medida preventiva que não está sendo empregada.
A responsabilidade social, que já foi alvo de explanações aqui no fórum, acredito deva ser a principal preocupação dos viajantes. Se para nós a gripe é mesmo como qualquer gripe comum (não afirmo isso, pois não tenho conhecimento científico, apenas reproduzo o que já ouvi), para nossos conterrâneos, alguns até da nossa própria família, ela pode não ser assim tão fácil de vencer. Por isso apoio à utilização de todas aquelas medidas adotadas pelo Cláudio e outras mais aqui no fórum referidas. Por mais que pareça exagero, é melhor prevenir e exercer nossa responsabilidade social, pelo bem de todos e da nossa própria consciência.
A minha situação, especificamente, é complicada em virtude do meu trabalho, já que não posso correr o risco de estender minha ausência além do período da viagem por motivo da gripe ou de qualquer suspeita de gripe.
No dia 28 de junho, o Ministério da Saúde publicou nova alteração no Protocolo de manejo de casos e contato com a gripe, no qual determina, dentre outras medidas, o isolamento, inclusive, de pessoas que tenham estado próximas, na mesma aeronave, de pacientes infectados ou com suspeita de infecção. Imagina se volto num avião desses...hehehe!!!
Ainda não tenho nenhuma decisão formada sobre a minha viagem, mas em função de tudo que aqui expus e pela nossa saúde própria e dos nossos vizinhos, rezo com afinco para que a situação na Argentina sofra uma reviravolta (positiva). Se as coisas piorarem, acho que só verei neve ano que vem...