O poder da mídia...
Eu estou realmente impressionado com o poder da mídia em influenciar de forma tão severa a opinião das pessoas com relação a este assunto.
Como eu já disse no post anterior (voltei de Buenos Aires faz 1 semana), e como o Guarda também disse, a vida em Buenos Aires segue normal. O fato do número de casos ser propocionalmente maior do que em outros países está ligado ao fato da Argentina, como vários países da América do Sul, estar entrando na estação do inverno, com temperaturas baixas, o que facilita a transmissão do vírus.
O número de óbitos na Argentina também não pode ser interpretado como aumento de periculosidade do vírus. Eu acho que isto está muito mais relacionado ao tamanho da faixa da classe social mais baixa de lá, que é maior proporcionalmente do que no Brasil, Chile, México e EUA. Das 26 pessoas que morreram, aposto que mais de 20 eram pessoas que praticamente não tinham condições financeiras de bancar o tratamento, que é muito simples, por sinal.
Graças a Deus todos aqui fazem parte de uma classe privilegiada, bem informada, que tomarão todas as precauções e com certeza evitarão a contaminação.
Com relação ao controle sanitário no país, a Argentina está muito mais rígida do que o Brasil, pelo menos nos aeroportos. Lá, todos os funcionários usam máscaras e todos os passageiros são obrigados a passar por uma câmera de imagem térmica. PAssageiros com febre são abordados para mais questionamentos. No Brasil, entra qualquer pessoa. Então não acredito que seja falta de comprometimento das autoridades argentinas a principal causa de existir mais casos lá.
A mídia é sensacionalista sim, a mortalidade desta gripe é de menos 0,5% e ela atingiu menos de 0,002% da população mundial.
Eu estou certo de que essa notícia daqui 2 semanas nem será mais comentada nos jornais e vai parecer que nada aconteceu. Eu não desistiria da minha viagem nunca, a não ser que houvesse fechamento das fronteiras, coisa que eu duvido que venha a acontecer.
Eu realmente acho que quem desistir de viajar por causa disso, vai acabar se arrependendo.
Sds,
João
|