Ver um Único Post
Antigo 02-07-2009, 15:24
quadros quadros está offline
Membro Senior
Puro Powder

Question É isso aí... ?

Citação:
Postado Originalmente por jmbarros12 Ver Post
Bom, alguns vcs estão se baseando somente pela mídia, que só fala da parte ruim da história (que é o que interessa para eles), e não por relatos de quem está lá e de quem esteve recentemente lá.

Até onde pude perceber, tem gente aqui que não vai viajar e fica tocando o terror (sem informação suficiente) sobre o assunto. Se vcs estivessem sendo obrigados a ir, até entenderia, mas não estão. O único motivo que vejo para fazerem isso é para fazer os outros desistirem de suas viagens. Acho isso bem desagradável para falar a verdade.
Da minha parte, estou com a viagem para Chapelco comprada e adiada por tempo indeterminado.

Não sei o que seria um fonte de informações confiável: Turistas que passaram alguns dias na Argentina? Pessoas que estão lá agora e trabalham com turismo?

Como médico acho importante que as pessoas estejam bem informadas sobre os riscos ao quais os viajantes podem se expor (e também expor todas as outras pessoas com quem têm contato).

Procuro sempre informações em grandes jornais argentinos com sites na internet, como Clarin e La Nacion. Qual interesse teriam esses jornais em mostrar apenas "a parte ruim da história"?

Alguns fatos incontestáveis:

1) Hoje não existe o vírus da gripe A circulando no Brasil (embora não existam garantias que isto não venha a ocorrer). Até o momento todas as pessoas que tiveram diagnóstico de gripe A no Brasil ou tinham viajado ou tiveram contato com alguém que viajou. A virose que está ocorrendo aqui neste inverno é outra, que provoca diarréia.

2) Estão ocorrendo mortes por gripe A na Argentina num freqüência muito maior do que a esperada (45 até hoie, oficialmente), inclusive em pessoas jovens, que não caracterizariam o grupo de maior risco. Não quer dizer obrigatoriamente que tenha ocorrido uma mutação do vírus, a conduta médica lá era só dar oseltamivir para os casos mais graves, ao invés de medicar no início dos sintomas. Já morreram duas gestantes e existe pelo menos uma em coma na UTI, motivo pelo qual o governo da Argentina orientou todas as gestantes (assim como todas as crianças) a evitarem sair de casa. Qual seria o interesse do governo argentino em tomar estas medidas?

3) Quem esteve na Argentina antes das eleições não ouvia falar da gripe, embora a ministra da saúde que pediu demissão esta semana tivesse sugerido cancelar as eleições. As pessoas não estavam orientadas a se precaver, o que pode ter colaborado para a disseminação do vírus.

Será que existe interesse agora em fazer alarde ou a situação estava sendo acobertada antes?

Lembrando que o número de casos ainda está em curva ascendente (ou seja, aumentando a cada dia) e quem eventualmente adoecer na Argentina vai enfrentar hospitais lotados (em Buenos Aires) ou mal aparelhados (nas pequenas cidades).

Eu adoro a Argentina e com o Real valendo quase 2 pesos seria ótimo viajar agora, mas...

Para quem quiser viajar não há nenhum tipo de proibição, apenas recomendações. Certamente quem for vai encontrar as pistas mais vazias (exceto se os estudantes em férias resolverem ir esquiar!)

Última edição por quadros; 02-07-2009 às 20:00..
Responder com Citação