Ver um Único Post
Antigo 10-05-2006, 11:38
walterandre walterandre está offline
Membro
Slush

Padrão El Nino e La Nina

Edu,

Me ajuda a entender uma coisa, acessei o site do NOAA para ver a evolução do El Nino/La Nina. La encontrei uma análise geral de 6 de abril e um outlook que é atualizado semanalmente em PDF.

Segue o link do outlook http://www.cpc.ncep.noaa.gov/product...-fcsts-web.pdf

O que eu não entendi foi o seguinte. Em tese anos que temos El Nino forte são positivos para os esportes de neve na América do Sul. Anos com La Nina são fracos devido a baixa precipitação causada pelo esfriamento das águas do pacifico.

Qual analisamos a temperatura do mar qualquer variação para cima de 0,5 graus já é indicador de El Nino, variações para baixo de mesma magnitude são indicadores de La Nina.

O ponto é :

* 2004 foi um ano bem ruim para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2004 temos o seguinte: MJJ - 0,4 / JJA - 0,7 / JAS - 0,8 / ASO - 0,9. Ou seja condições de El Nino.

* 2005 foi um ano ótimo para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2005 temos o seguinte: MJJ - 0,3 / JJA - 0,2 / JAS - 0,0 / ASO - 0,0. Ou seja condições neutras (nem El Nino nem La Nina).

O que não fecha na minha cabeça é a influência real do fenômeno El Nino/La Nina no nível de precipitação nas estações pois os dados acima me parecem contradizer isso.

Pode me ajudar?

Um abraço,
Walter
Responder com Citação