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Antigo 13-05-2006, 00:32
Alexandre Alexandre está offline
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Edu

Eu estava preparando alguns comentários sobre previsão quando fui surpreendido pela sua última msg. Senti um certo ar de preocupação quanto a responsabilidade de expor o futuro e ficar a descoberto. Se for este o caso, não há porque se intimidar ou desanimar, sua experiência é importante e ajuda a todos a melhor programar suas viagens.

Galera

Já a algumas temporadas, são abertos tópicos relativos à previsão ou ao estado da neve. Criados com o intuito de orientar, são acompanhados por muitos de forma ansiosa (natural) demonstrada pelos apartes (após cada previsão ou constatação) que vão do otimismo exagerado ao pessimismo brochante, justamente o contrário do que estes tópicos pretendem, que é amenizar expectativas. Acredito que a maior fonte desta ansiedade é a dificuldade, ou impossibilidade, que a maioria tem de deixar para viajar somente quando as condições forem ideais (afinal de contas alguém tem que trabalhar para manter o governo).

Visando então minimizar a TPS (tensão pré snow), natural nesta época, aí vão algumas considerações.

1 – Previsão embute incerteza, ou então não haveria margem de erro, desta forma nenhuma previsão e até mesmo bons informes se traduzem em garantia de que durante a sua viagem vai ter pouca ou muita neve (conforme demonstrado nos anos anteriores). Vejam só que ironia. Ano passado, em Bariloche, peguei 5 dias de ruins no final de julho, quem foi na semana seguinte se esbaldou. Em 2004, (por sorte) fiz a cabeça numa das poucas vezes em que nevou na temporada.

2 - Pegar nenhuma neve ou nevasca durante a viagem dá no mesmo, as condições são péssimas. Ano passado, muita gente perdeu dois ou três dias de snow por conta de estações fechadas devido as nevascas. Em 2005 em La Parva e El Colorado (viajei de novo depois da frustração em Bariloche) passei algum sufoco ao ser colhido por nevascas enquanto estava na pista.

3 – É preferível pegar uma estação com boa base e pistas duras (tem sempre um fora de pista esperando por vc) do que 20cm de neve nova sobre o terreno natural pois os riscos de acidentes neste ultimo caso são estupidamente maiores.

4 – Inúmeros fatores influenciam a ocorrência de neve (e sua quantidade), entre elas as básicas e portanto mais significativas são:

O aquecimento ou resfriamento das águas do Pacífico porque é delas que provem as nuvens que se deslocarão até o Chile, quanto mais quente melhor pois a formação de nuvens é mais rápida e constante.

A existência de frentes frias provenientes da Antártica (ou Antártida, como preferirem) pois elas resfriam rapidamente a água contida nas nuvens fazendo com que neve ao invés de chover.

A terceira é o posicionamento da zona de alta pressão que normalmente fica situada ao norte de Santiago, a qual por sua vez é influenciada pela temperatura do oceano no litoral chileno (geralmente frio por conta da corrente de Humbolt).

Estes três fatores são básicos, e só neva se ocorrerem em conjunto. De nada adianta haver nuvens de tempestades no oceano e frente fria entrando no Chile se a zona de alta pressão estiver muito forte, neste caso as nuvens se desviarão para o sul passando ao largo das principais estações, principalmente de Pucom para cima.

Aí vocês vão perguntar “Porra, então se tudo ocorrer junto vou me dar bem”. Errado. A frente pode estar fraca. Este pode ser um ano mais quente que o normal. Ou seja tudo tem que casar direitinho. Por acaso. Vcs sabiam que já teve inverno no Chile em que não nevou nas estações (vade retro satanás).

Então. A que conclusão chegamos? Acompanhe as previsões e as leia de forma a tirar o maior proveito para sua viagem. Se a previsão é de pouca neve (como 2004) não compre equipamento pois é melhor alugar, evite ficar nas estações sem infra de neve artificial. Etc..

Enfim, desencanem, até porque ainda é muito cedo para termos um panorama definido. Mais para frente haverão informes sobre a situação real nas estações.

Para os novatos gostaria de acrescentar que ao programar minhas viagens (para o sul) levo em conta o seguinte: antes de 01 de junho e depois de 20 de setembro é altíssimo risco, 01 a 20 de junho e 01 a 20 de setembro é alto risco, 20 junho a 10 julho e 10 agosto a 01 setembro é risco médio, 10 de julho a 10 de agosto é baixo risco.

Façam como o Igor. Vai nevar e pronto.

Boa e muita neve
Alexandre
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